>>> Contato: (11) 97310-7142 // Email: mel_melina@hotmail.com

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

15 de Janeiro - Relato do início do mini Panchakarma



Olá queridos seguidores, curiosos e afins rs

Como alguns já sabem, sou estudante de Ayurveda, estou no 6º módulo de um total de 15 módulos de curso. Meu professor é o Gabriel Pinheiro, ele é aqui de SP mesmo, mas o curso está sendo ministrado 1 final de semana em Sorocaba no Espaço Arjuna.

Jamais imaginei entrar em uma área como esta, de medicina alternativa, tudo é novidade pra mim, mas ao mesmo tempo venho tendo muita facilidade de aprendizado, estou encantada com este estudo, pois sempre gostei de me cuidar, de me alimentar bem, de forma natural, com alimentos saudáveis, porém gostosos. Também adoro dar uma inventada na cozinha!

A Ayurveda é uma medicina indiana milenar, provavelmente é o sistema de saber médico tradicional mais antigo do mundo. Ayus em sânscrito quer dizer vida, e Veda quer dizer ciência ou conhecimento. Há relatos que esta "Ciência da Vida", proveniente da Índia é datado de mais de cinco mil anos.
A Ayurveda pode ser considerada um sistema de prevenção  e promoção da saúde, com a finalidade de equilíbrio de corpo, mente e espírito.
Mais pra frente vou fazer outras postagens com detalhes mais aprofundados sobre esta ciência, com informações, dicas, receitas e muito mais!


Hoje eu gostaria de fazer um relato de como será o meu processo de Panchakarma.
Panchakarma é um processo terapêutico para a eliminação de toxinas, equilíbrio dos doshas; equilíbrio do corpo, da mente e do espírito; excelente para rejuvenescimento e aumento da imunidade. Ela é usada para a promoção da saúde, o que implica tanto na prevenção quanto na cura de enfermidades.

Durante este processo de Panchakarma, é indicado: evitar se irritar, exercícios em excesso, viagens, permanecer sentado durante muito tempo, consumo de alimentos pesados e industrializados,  consumo de álcool, dormir durante o dia, evitar tv em excesso, evitar relações sexuais. É aconselhável conectar-se através de leituras profundas, auto conhecimento, meditação, exercícios leves como yoga.

O Panchakarma é um processo em 5 etapas, mas antes disso é necessário saber a qualidade do agni do indivíduo, agni é o fogo digestivo, é a capacidade de metabolizar os alimentos, na Ayurveda as duas coisas mais importantes é ter um bom Agni e uma boa eliminação, ou seja evacuação, um intestino que funcione diariamente bem.
Agora não vou falar do Panchakarma, em cada um dos 5 processos, pois eu mesma não passarei por todos, mas depois faço uma postagem sobre este assunto também. 😉


👉Agora vamos lá, esta é uma indicação de dieta/ de processo personalizada, de acordo com o meu tipo de dosha, que é do tipo Pitta Kapha, possuo alguns desequilíbrios, como Vata na mente, não estou aqui para induzir ninguém, estou apenas relatando e compartilhando uma experiência minha, o processo que estou passando nesse mini panchakarma, pois além de estar estudando e sabendo o que estou fazendo, meu professor que indicou todo este processo e está acompanhando conosco. As seguintes orientações foram dadas na última aula que tivemos da turma AT2, em dezembro/2016

Hoje pela manhã, eu tomei 2 cápsulas de Tríphala, que é um composto ayurvédico natural, de 3 frutas, é uma fórmula com a finalidade de fazer uma limpeza do organismo com suavidade, foi me indicada pelo meu terapeuta/professor, fazer o uso da mesma, diariamente em jejum por 3 meses. Ela  pode ser indicada para aqueles pacientes que possuem um sistema gastro intestinal preguiçoso, não é o meu caso, mas ela também serve para fazer uma "faxina" no sistema.
Não deveria, mas tomei uma xícara de café (é indicado durante este processo evitar a cafeína, mas eu amo de paixão rs).
E então fiz uma tipo sopa de arroz basmati integral (um arroz indiano, que possui mais fibras e nutrientes que o nosso arroz integral, menos amido e menos índice glicêmico.
O arroz fiz da seguinte forma 1 xícara de arroz basmati integral, 14 xícaras de água, adicionei os seguintes temperos: sal rosa do himalaia, açafrão da terra, pimenta do reino, cominho, coentro em pó e pimenta cayenna (todos estes temperos são indicados para os meus tipos de dosha, são bastante digestivos e ajudam na melhora do funcionamento do Agni). Cozinhei este arroz, até ficar no ponto, a água ficou bem reduzida, como uma sopa de arroz mesmo. Então faço o consumo deste nos horários de fome. Minha primeira refeição, fiz por volta das 11h30.
Para quem tem Kapha em predominância, é indicado fazer a primeira refeição após às 10h (no horário de Pitta, de maior metabolização, entre 10h e 14h).
Estou fazendo uso da Panacéia de Gengibre, ela serve para muita coisa!!! É um coringa na Ayurveda, no meu caso é interessante tomar uma colher de sopa antes e outra depois do almoço, da janta também.
Fiz também um chá, que fui tomando durante o dia, de canela em pau, com hibisco e cavalinha, ótimos para desintoxicação e para retenção de líquidos, além do que a canela é um excelente termogênico.
2x no dia, por volta das 14h e por volta das 18h comi 3 torradas com um pouco de manteiga Aviação. Prefira torradas a pães!
Como minha imunidade está baixa, a Panacéia de Gengibre ajuda bastante nesse processo de gripe, de melhorias do sistema imunológico, além disso , comi meia romã (as sementes), que são ricas em vitamina A,C e complexo B, são ótimas para gripes e resfriados, age como um anti inflamatório e anti biótico naturais, é rica em antioxidantes, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele, ser emagrecedora e muito mais! Tem ação adstringente, excelente para Kapha!!!
Por hoje foi isso, minha alimentação está baseada nessa sopa de arroz, senti fome sim, o primeiro dia é o mais sofrido rs
Hoje não fui pra academia, pois como disse, a minha imunidade está baixa e estou com gripe, preferi me poupar, estudar, me alimentar bem e me recuperar o quanto antes.
Este processo terá uma duração de aproximadamente 20 dias, começando hoje.

No final do ano, nos últimos finais de semana abusei muito, comi muita besteira, bebi bastante álcool (festas né? rs mas normalmente não sou de beber, bebo pouco e socialmente) , mas agora vou me disciplinar! Sem dúvidas estou com muito líquido retido, além de algumas gordurinhas. Vamos ver quanto vou perder nesse processo todo, mas hoje pela manhã, quando me pesei estava com 70,9 kg, eu tenho 1,70 de altura. Meu peso costuma variar, mas gira em torno de 68kg. Na semana que antecedeu o Natal, eu fiz um mega jejum ayurvédico, uma dieta de 5 dias, postei no meu instagram @melinadau , estava com 71,3kg e desci pros 67kg. Mas aí com Natal, Ano Novo, voltou, mas porque não me cuidei, mas só fiz com a finalidade de me testar, de testar meu organismo, minha força de vontade e a minha determinação. Eu sabia que não iria manter, mas já estava me testando por este processo que já sabia que iria passar, a partir de hoje! Àquele processo foi bem radical, mas mais uma vez reforço: eu sabia o que estava fazendo, estou estudando e meu professor estava me acompanhando. Não é indicado para qualquer pessoa, por isso mesmo, caso queiram saber mais entrem em contato comigo, não passem por um processo desses sem o acompanhamento de um terapeuta ayurvédico sério e responsável!

Agora o foco é outro, uma reeducação, um equilíbrio e um estilo de vida.💚

Na vida, acredito que a gente tem que buscar o que nos faz bem, manter uma alimentação saudável reverbera na saúde, no corpo e na mente, afinal não é à toa que existe a famosa frase: "Você é àquilo que você come"😆

Caso queiram, deixem suas dúvidas, comentários e sugestões. 😊

Uma ótima semana a todos! 😘

Nenhum comentário:

O que você achou dessa postagem?