>>> Contato: (11) 97310-7142 // Email: mel_melina@hotmail.com

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Os Doshas - Vata, Pitta e Kapha


Os doshas são considerados substâncias materiais e funcionais sempre presentes em cada célula do nosso corpo.
Vata, Pitta e Kapha são os três princípios vitais, são os elementos funcionais responsáveis por todos os fenômenos físicos-químicos e fisiológicos do organismo.
São palavras originadas do sânscrito, antigo idioma falado na Índia, portanto não há tradução específica.
O Ayurveda ensina que quando os doshas estão em equilíbrio ou normalidade, mantêm todo o equilíbrio da fisiologia, mas quando em desarmonia, podem destruir a saúde e o corpo.
Este conceito de fisiologia orgânica do sistema tridosha é baseado no conceito de que o organismo é formado pelos elementos da natureza e atribui ao indivíduo a responsabilidade pela condução de seu organismo no caminho da saúde ou da doença, tornando-o responsável e capaz de optar pelo equilíbrio, qualidade e longevidade de uma vida plena e saudável.

O dosha Vata é dominado pela predominância dos elementos ar e éter; por conta disso apresenta as seguintes qualidades: maciez, leveza, frieza, sutileza, secura, delicadeza, volatilidade, aspereza, mobilidade, instabilidade, insidiosidade.


O dosha Pitta sofre predomínio do elemento fogo, com uma participação do elemento água; logo suas qualidades são: leveza, calor, sutileza, secura, ardência, leve untuosidade, agudeza, profunda penetração.


O dosha Kapha é constituído predominantemente dos elementos água e terra; ou seja, suas qualidades são: maciez, liquidez, frieza, oleosidade, letargia, viscosidade, dureza, estabilidade, peso, grossura, densidade, etc.


Quando os doshas são encontrados em equilíbrio e harmonia, eles atendem às diferentes funções do corpo e o mantém em funcionamento harmônico. Porém, ainda mais nos dias atuais, morando na cidade grande, eu diria que é praticamente impossível mantê-los em equilíbrio o tempo todo, um ou outro dosha vire e mexe vai sofrer um aumento ou diminuição em suas quantidades, qualidades ou funções, podendo se tornar anormais quando se alteram de tal forma a intoxicar os tecidos orgânicos (dathus).

O Ayurveda ensina que, apesar dos doshas trabalharem em conjunto, formando o sistema tridosha, cada um deles governa uma área e uma função específica na fisiologia. Não vou me estender muito, porque para falar a verdade este é um assunto que é bem complexo, vai muito além do funcionamento do corpo, ou da idade da pessoa, sim, em cada fase da vida há também uma predominância de tipo de dosha, etc... e para esta publicação não ficar muito cansativa, afinal a minha intenção nesta postagem é tentar explicar para as pessoas o que significa quando falam por exemplo que seu dosha é do tipo Pitta Kapha, que no caso este é o meu tipo de dosha.

Quando as pessoas me perguntam: Então qual é o meu dosha?
Ele pode ser analisado pelos aspectos físicos e estruturais da pessoa, ou seja, cor da pele, dos olhos, dos cabelos, estrutura ou altura pequena/baixa, mediana ou larga/alta, olhar desatento x olhar penetrante, entre outros. Assim como a psique da pessoa, ou seja, ela é uma pessoa atenta ou alienada, é uma pessoa meiga ou brava, é uma pessoa organizada ou desastrada? E por aí vai...
Além disso através da pulsologia, que é um exame do pulso, dependendo do ritmo deste paciente determina-se o dosha, porém se houver algum desequilíbrio, pode ser que este ritmo ou batimento do pulso seja alterado ou encoberto. Através da análise da língua do indivíduo também observamos as características do mesmo e novamente se há desequilíbrios ou toxinas (ama).


A seguir as principais características físicas e psicológicas de cada dosha:

Vata 

Palavra Chave: Instabilidade e movimento
Características: Pessoas do tipo vata geralmente são agitadas. Tendem a ser magras, altas, de pele morena e seca, cabelos escuros e volumosos, são friorentas e suas extremidades costumam estar geladas. Caminham rápido, falam muito, mexendo constantemente o corpo e os olhos. Adoram mudança e falta de rotina.
Pontos fortes: bastante curiosas, aprendem qualquer coisa com facilidade e querem saber de tudo um pouco. São sensíveis, muito criativas e gostam de arte e de natureza. São viajantes natas.
Pontos fracos: são indecisas, inconstantes nos relacionamentos, atividades e emoções. Têm dificuldade de planejamento, de organização e de seguir conselhos. Com apetite e sede irregulares, muitas vezes apresentam problemas digestivos e má absorção dos alimentos. Tendem a ter saúde frágil. São capazes de passar o dia todo em jejum, pois se "esquecem" de comer. Quando em desequilíbrio , podem ter problemas no sistema nervoso, prisão de ventre, gases, fadiga, tremores, tristeza, medo e ansiedade.


Pitta

Palavra Chave: combustão e realização.
Características: de estatura mediana, possuem facilidade para adquirir músculos bem como para ganhar ou perder peso, embora geralmente o mantenham estável por longos períodos da vida. Sentem muito calor e transpiram com facilidade. Possuem dentes fortes mas gengivas sensíveis. De olhos brilhantes, têm um olhar profundo e desafiador. Normalmente possuem grande apetite e sede, e capacidade digestiva bem acelerada.
Pontos fortes: são habilidosas, concentradas e excelentes para aprender. Altamente disciplinadas, inteligentes e estudiosas, pessoas do tipo Pitta tendem a ser ótimos líderes. São questionadoras, críticas, gostam do poder e de enfrentar desafios. Corajosas e compreensivas, têm grande habilidade para solucionar situações difíceis e estressantes, pois são objetivas e focadas.
Pontos fracos: são perfeccionistas e costumam se irritar com facilidade. Quando em desequilíbrio costumam apresentar problemas de pele, alergias, quedas de cabelo, irritabilidade, raiva, suor excessivo, enjoos e inflamações.

Kapha

Palavra Chave: estabilidade e organização.
Características: possuem olhos grandes, dentes fortes, cabelos encaracolados e macios. Têm a pele fria, suave, pálida e muitas vezes oleosa. Seus movimentos são lentos e graciosos. Gostam de ficar mais isoladas e vivem num mundo particular. Também apreciam uma vida estável, confortável e tranquila, com rotina definida, organização e planejamento.
Pontos fortes: de personalidade tranquila e relaxada, pessoas do tipo Kapha têm apetite e sede constantes. São extremamente amorosas, protetoras, amigas e conciliadoras. São abençoadas com fé, amor, tolerância, afetuosidade, compaixão e uma mente calma e estável. Têm boa memória, voz melodiosa, profunda e muito agradável. Sua constituição física é sólida e forte, com boa massa óssea e muscular, o que lhes dá resistência e longevidade.
Pontos fracos: tendem a ter metabolismo e digestão lentos. Em desequilíbrio sofrem de ganância, possessividade e preguiça. Podem apresentar problemas pulmonares, gripes frequentes, congestão nasal, alergias respiratórias, edemas, retenção de líquidos, excesso de peso, tumores, baixa motivação, depressão e sonolência. Por serem muito apegados aos fatos e às emoções, biscam a comida para se sentires reconfortados. Também têm tendência a se sentirem desvalorizados e rejeitados.


Vale ressaltar que há 7 tipos de indivíduos: os Vata, os Pitta, os Kapha, os Vata-Pitta, os Pitta-Kapha, os Vata-Kapha e os Vata-Pitta-Kapha, ou seja, a pessoa pode ter um dosha em predominância, dois ou ser tridosha.

Para mais informações, consultas e terapias, entre em contato comigo, através do whatsapp: (11) 97310-7142 ou via email: mel_melina@hotmail.com


Gratidão 💗


Fonte de pesquisa:
- Ayurveda, saúde e longevidade na tradição milenar da Índia - Dr. Danilo Maciel Carneiro
- O Sabor da Harminia - Laura Pires

Um comentário:

Henrique Ciboto disse...

Parabéns Mel, post esclarecedor e enriquecedor. Obrigado por compartilhar esse conhecimento!
😊

O que você achou dessa postagem?